ConTEXTO do ENEM 

A importância dos profissionais da saúde para a sociedade brasileira na atualidade

por Filipe Emanuel da Silva Henriques

Postado em 30/11/2020


A importância dos profissionais da saúde para a sociedade brasileira na atualidade

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A importância dos profissionais da saúde para a sociedade brasileira na atualidade”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

 

TEXTO I

A importância do profissional de saúde

Uma profissão que precisa de um componente chamado “paixão”, sem dúvida nenhuma, é a da saúde. A área da saúde é conhecida pela rotina de trabalho árduo e estressante e pela contínua pressão de reduzir sofrimentos e salvar vidas.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de saúde define-se por um estado dinâmico de bem-estar físico, mental, espiritual e social e não apenas a ausência de doenças.

São considerados profissionais da saúde todas as pessoas que trabalham em uma profissão relacionada às ciências da saúde. Entre os diversos profissionais da área incluem-se os biólogos, nutricionistas, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, osteopatas, profissionais de educação física, assistentes sociais, fonoaudiólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, biomédicos, farmacêuticos, técnicos e tecnólogos em radiologia, agentes de saúde pública, entre outros que podem atuar de forma multidisciplinar.

Atualmente, cada vez mais a sociedade reconhece a importância do trabalho desses profissionais e o desejo genuíno deles em ajudar as pessoas quando elas mais precisam, transformando os desafios em sensação de recompensa que vem com ajudar o outro e a comunidade.

Disponível em: http://conceitohomecare.com.br/2020/03/20/a-importancia-do-profissional-de-saude/. Acesso em: 08 out. 2020

 

TEXTO II

Em épocas de pandemia, uma homenagem aos profissionais de saúde

“Nos momentos em que a necessidade dos médicos é altíssima, isto é, durante as grandes epidemias, eles estão mais expostos ao perigo”. Com essa frase, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche resume o papel dos profissionais da saúde em épocas como a nossa.

[...]

Dessa forma, fica claro que existem muitos motivos para que tais profissionais sejam reverenciados. Seus conhecimentos devem ser respeitados e suas intervenções, objeto de confiança e crédito. Nas suas mãos, todos entregamos o que nos é mais caro, a nossa própria vida. Por isso, toda política de Estado deve incentivar esse reconhecimento e favorecer essa confiança, a fim de contribuir para que o conhecimento, teórico e prático, seja incrementado, com verbas, oportunidades, salários adequados e, sobretudo, deferência e consideração. 

OLIVEIRA, Jelson. In: Portal Saúde Debate. Disponível em: http://saudedebate.com.br/noticias/em-epocas-de-pandemia-uma-homenagem-aos-profissionais-de-saude. Acesso em: 15 out. 2020. (Adaptado)

 

TEXTO III

Fonte: INCT/Fiocruz. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/coronavirus/material-para-download. Acesso em: 15 out.2020
 





Faça uma conta para deixar seu comentário!


julagoa

Juliana Lagoa da Silva 12/07/2021

Ainda estão corrigindo as redações?
Wanessapenhasco

Wanessa Penha dos Santos 15/06/2021

Boa noite, gostaria de saber se vcs ainda estão fazendo correções, enviei uma redação há alguns dias e não obtive resposta ainda, desde já obrigada.
Camargoveroneze

Samanta Camargo veroneze 13/04/2021

Nota -se que o desempenho dos profissionais de saúde não possui limites, onde os mesmo possuem paixão pela profissão, e dão o seu melhor para salvar as vidas de seus pacientes. Em meio a tamanho esforço nossos profissionais também precisam de tamanha atenção, de modo financeiro e questões de proteção pessoal com IPI e principalmente apoio emocional onde o mesmo passa por situações extremas. E notório que em época de epidemias todos os membros que estão ligados à saúde são a frente desse mal, pois ambos trabalham para atender pessoas doentes e acabam contraindo as infecções , tendo que se afastar do cargo para cuidar da sua saúde . Para resolver tão problema é nessesario mais investimento nos profissionais por parte do governo, melhorando a qualidade de trabalho dos mesmos , o ambiente que atuam deve redaber devida manutenção e assegurar a saúde do mesmo.