ConTEXTO do ENEM 

A importância da saúde pública no Brasil

por Filipe Emanuel da Silva Henriques

Postado em 30/03/2020


A importância da saúde pública no Brasil

Disponibilizamos uma nova proposta de redação, com o tema "A importância da saúde pública no Brasil". Leia a proposta e escreva seu texto na folha de redação a tinta, azul ou preta. Em seguida, escaneie sua redação e a envie para nossa equipe! Em poucos dias você receberá a correção.

 

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema A importância da saúde pública no Brasil, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

 

 

 

Texto I

 

O que é o Sistema Único de Saúde (SUS)?

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando à prevenção e à promoção da saúde. [...] A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Engloba a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços de urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.

Disponível em: . Acesso em: 24  de março 2020. (adaptado).

 

 

Texto II

 

SAÚDE PÚBLICA: UM PANORAMA DO BRASIL

A saúde pública no Brasil, como sabemos, é muito completa e alcançou resultados bastante positivos desde que o Sistema Único de Saúde foi criado, porém enfrenta inúmeras dificuldades, comprometendo a qualidade do atendimento à população. Além disso, em um país de dimensões continentais e tão heterogêneo, a saúde, assim como outros aspectos (educação, segurança) é bastante discrepante no território.

[...]

Mesmo que algum cidadão opte por utilizar a saúde privada e adquira um plano de saúde, seja individualmente ou por convênio da empresa em que trabalha, ele não perde o direito de utilizar o SUS. Afinal, um de seus princípios é a universalidade, que significa que todos os brasileiros têm direito aos serviços de saúde.

[...] Em uma de suas palestras, Drauzio Varella mostra que o SUS investe cerca de R$ 103 bilhões por ano e atende 75% da população brasileira, já a saúde suplementar, que atende apenas 25% dos cidadãos, investe R$ 90,5 bilhões. Isso quer dizer que os gastos por paciente são, em média, três vezes mais altos na saúde suplementar do que na saúde pública.

Sérgio Piola, coordenador da área de Saúde do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) afirma que não há solução se não houver mais recursos, pois inclusive para a melhoria da gestão, seriam necessários investimentos. [...]

Disponível em:< https://www.politize.com.br/panorama-da-saude/>. Acesso em: 25 de março de 2020.

 

 

Texto III

 

Disponível em:< https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/especial-cidadania/caminhos-para-recuperar-a-saude-publica>. Acesso em: 30 de março de 2020.  (adaptado).

 

 

Texto IV

 

SOU+SUS: A saúde brasileira em charges - Saúde Pública

Disponível em:< https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/4574/1/Nat%C3%A1liaDAO_Monografia.pdf> .  Acesso em: 25 de março de 2020.





Faça uma conta para deixar seu comentário!


meryellem10

Meryellem Barbosa 12/07/2021